quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Communicare

Eu não sei, eu não sei.
Quando coloco algo na minha cabeça sobre o que escrever... isso fica me incomodando até eu finalmente redigir. De igual modo quando preciso falar. Foi assim com os pés do Acklei, foi assim desde o 1° post neste blog.
*********************
Portanto, preciso dizer-lhes que há dias quero escrever sobre os meus gatos, mesmo eu tendo um blog deles (http://nikkominnie.blogspot.com/) para isso. Mas não sobre [somente] eles em si. Queria conseguir explanar a comunicação, a interação de uma maneira cativante. Não pretendo que aqueles que não gostam dos foférrimos saiam apaixonados. Apenas que percebam que há muita peculiaridade nesses seres.
**********************
Nós, as loucas donas dos bichinhos, invadimos a blogsfera (**detesto** palavras assim) falando do dia-a-dia, das doidices e dos mais diversos acontecimentos relacionados a eles. Se quiser conferir, vai lá no Google e procura por blogs de gatos. Todo mundo fala a mesma coisa, praticamente. Que são lindos, especiais e cheios de charme. Somos mães orgulhosas! Mas se você parar 5 minutos na rua e entrevistar 10 pessoas sobre o assunto, metade delas vão dizer que não gostam dos missis porque são traiçoeiros. Humpf. Você [que assim pensa] já conviveu com gatos?
*************************
Deixando toda essa minha tendência pró-gatos de lado, venho falar do que mais me intriga nos nossos animaizinhos de estimação (tá valendo cachorros, coelhos, pássaros, ratinhos, entre outros): a comunicação, a linguagem, o entendimento. Fui ler a respeito dos conceitos de linguagem e comunicação e, evidentemente, a única coisa que nos diferencia deles no quesito comunicabilidade é a articulação de palavras, a fonação de um sistema linguístico - por "culpa" de um cérebro mais complexo.
*************************
Sim, sei que é óbvio. Mas se você ler a respeito, vai perceber que a forma com que os animais interagem conosco não é considerada uma linguagem. E isso, só porque não adotaram um sistema de símbolos. Pra mim não faz sentido.
**************************
Aqui em casa, por exemplo... Eu e o marido sabemos quando o miado é referente à fome, manha, incômodo, medo ou DESEJO por alguma coisa (ontem Nikko desejava uma barata que estava na sacada. Aliás, baratas no 3° andar?). Ou seja, o tom do som é diferente, a duração do som emitido é diferente, a intensidade também é diferente em cada caso. Pra mim, caracteriza linguagem.
Mas também não é preciso miar. Basta observar a postura corporal de cada um. Diariamente sou convidada a tirar uma soneca com eles. Se eu estiver na sala, normalmente Nikko para sentadinho na minha frente e me encara. E tem a maior cara de sono do mundo. Pergunto: "Você quer dormir, amor"? Ele responde miando manhoso, ou rolando no chão, ou caminhando em direção ao quarto. Vou deitar (hehehehe) e em 30 segundos tenho dois gatos enrolados em mim.
That´s communication, baby!
***************************
Li, também, que para haver comunicação entre dois comunicadores não é necessário haver palavras. Bastam gestos que se compreendam, ou até mesmo, olhares. Disso a gente sabe bem! E se aplica aos fofos, acredite. Marido às vezes, quando precisa dar bronca neles, em especial na Minnie (meliantezinha), não fala nada. Só olha feio. "Entendi, papai"! A resposta vem em forma de recuo ao que estavam fazendo de errado. L.I.N.G.U.A.G.E.M
****************************
E assim se constrói laços. E assim se educa. E assim se compreende melhor a dona natureza. Imagina quando tiver um bebê humano nessa casa!
****************************
Beijinhos!

3 comentários:

  1. Amídala... assim como tem aquele ditado que diz " o cão é a cara do dono" vou criar um que diz "os gatos são os focinhos dos dosnos" heheheh.. Minie e Niko da tia Ju são fofos demais e realmente ter eles enroladinhos e fazendo brincadeiras e estripulias, não tem preço!!!
    Beijos
    Xaudades

    ResponderExcluir
  2. é Lid, os animaizinhos nos deixam encantadas(os) com sua inteligência, meiguice, fidelidade e companheirismo...só quem tem um em casa ( ou vários como eu, rs) sabe destas delícias da comunicação "humananimal". Ainda não os conheço, mas sei que Minnie é a cara da minha Pucca! :) amo de paixão!

    ResponderExcluir
  3. Sou obrigada a te fazer uma pergunta estupida, pois sabe que tua a amiga aqui é um gênio. Como eu coloco o contador de visitas no meu blog?
    Bjos

    ResponderExcluir